quinta-feira, 9 de setembro de 2010

NOÇÕES GERAIS SOBRE A TEOLOGIA SISTEMÁTICA.

Faça um comentário abaixo sobre o texto e sua relevância.

 

NOÇÕES GERAIS SOBRE A TEOLOGIA SISTEMÁTICA.

O QUE É TEOLOGIA SISTEMÁTICA?

            Ela é uma ciência cognitiva[1] que trata de Deus e Suas relações com o homem e com o mundo, duma forma analisada, testada e integrada, apresentando a verdade revelada num conjunto harmônico e topicamente estruturado. O alvo do teólogo sistemático é

usar a sua mente para aprender e afirmar, tanto quanto possível em ordem, todas as coisas que Deus ensina nas Escrituras, assim como ser capaz, então, de ir a Deus cognitivamente no exercício da fé e oração, e para discernir Sua vontade em cada situação, para a prática de uma obediência fiel[2].

            Assim, a Teologia Sistemática, mesmo sendo uma ciência cognitiva, é parte integrante da vida. Ela penetra o todo da nossa vida porque ela trata de nossas relações com Deus e tudo isso é e deve estar relacionado com a nossa vida na sociedade em que vivemos.

            Temos que restaurar a importância da Teologia Sistemática para a vida da igreja. Mas para isso ela tem que ser centrada na Escritura, ser teocêntrica, e ser útil para este mundo em mudança. A Teologia Sistemática deve ser apresentada como uma resposta aos reclamos da presente geração para que a presente geração se adapte ao evangelho de Jesus Cristo. A Teologia Sistemática  não deve ser dissociada do mundo em que vive. Ela deve ser uma apresentação das verdades reveladas de tal forma que a presente geração possa entendê-la e ser transformada pelos conceitos corretos elaborados por ela, através da aplicação do Espírito Santo.

            Ela é um departamento da Teologia que está intimamente ligado com os outros departamentos, mas

"não devemos nunca nos esquecer de que toda a Teologia Sistemática é um arranjo debaixo de divisões apropriadas, do testemunho total da revelação das verdades com respeito a Deus e de suas relações com o mundo. Visto que a Bíblia é a principal fonte de revelação e é a Palavra de Deus, a Sistemática é a disciplina que, mais do que outra qualquer, reivindica confrontar-nos, os homens, com o próprio testemunho de Deus de tal modo em sua totalidade que ela pode fazer com que o impacto sobre nossos corações e mentes pelos quais seremos conformados à Sua imagem em conhecimento, justiça e santidade da verdade[3]".

NECESSIDADE DA TEOLOGIA SISTEMÁTICA[4].

            Alguém poderia perguntar: "Por quê as verdades da Escritura, como as temos, tem que ser estudadas sistematicamente? Por quê temos o trabalho de tentar relacioná-las e harmonizá-las"?

            Hodge dá algumas respostas a essas perguntas:

1.         Nenhuma área do conhecimento humano possui homens que estejam satisfeitos com as verdades de fatos sem que estes estejam relacionados e harmonizados.

            A mente humana trabalha de tal forma que ela exige a concatenação dos fatos, e estes devem ser apresentados harmoniosa e sistematicamente para um melhor aprendizado. É por esta razão que a Escritura deve ser apresentada sistematicamente para uma melhor compreensão dela como um todo.

2.         O mais alto grau de conhecimento não é obtido pelo simples acúmulo de fatos isolados.

            Para que conheçamos o planeta terra não basta conhecer os oceanos, os países, ilhas, montanhas, etc. É necessário conhecer tudo num conjunto, suas causas, a 'razão, o como e o por quê' da distribuição das terras e mares, da origem das montanhas, clima, as raças, a vida animal e vegetal, etc. Há a necessidade de uma idéia de conjunto das verdades harmonizadas para que conheçamos uma ciência.

            O que é verdadeiro das outras ciências também o é da Teologia. Não podemos conhecer o que Deus tem revelado na Sua Palavra a menos que entendamos, ao menos em alguma medida, a relação nas quais as verdades separadas estejam relacionadas umas às outras.

3.         Não temos outra escolha neste assunto. Se somos defensores da verdade de Deus, temos que conhecê-la suficientemente bem para poder ensiná-la. E a única maneira de conhecê-la bem é sistematizá-la. Na Teologia Sistemática podemos ter uma noção do conjunto da revelação divina.

4.         Porque Deus quer que conheçamos a sua verdade de maneira sistematizada. Deus não ensina aos homens a química ou a biologia, mas Ele dá aos homens os fatos que são a matéria para se construir as ciências.

            Deus não ensina a Teologia aos homens. Ele dá o material para que façamos Teologia, que é a revelação divina registrada na Escritura, a qual propriamente entendida e arranjada, constitui a ciência da Teologia.

            Como os fatos da natureza estão todos ligados e determinados por leis físicas, assim os fatos da Bíblia estão todos ligados e determinados pela natureza de Deus e de Suas criaturas.

            A despeito das Escrituras não serem um compendio de Teologia Sistemática como um todo, há algumas epistolas do N.T. que são, de algum modo, porções desse sistema que vieram às nossas mãos.

 

 

Material produzido pelo Dr. Héber Carlos Campos.



[1] J.I. Packer, "Is Systematic Theology a Mirage? An Introductory Discussion", in Doing Theology in Today's World, p.18.

[2] Packer, op.cit.p.25.

[3] John Murray, "Systematic Theology, II, Westminster Theological Journal, vol. 26, 1963-64, p. 46.

[4] Ver Charles Hodge, Systematic Theology, vol. 1 (Grand Rapids; Eardman's, 1981), p. 2.

 


8 comentários:

  1. A Teologia Sistemática é o meio pelo qual podemos utilizar todo o conteúdo da Bíblia de uma forma organizada. Embora a Bíblia possua inúmeras informações sobre diversos assuntos, tais informações não estão organizadas por temas ou divisões, pelo contrário, estão espalhadas pelos dois Testamentos, nos 66 livros, envolvidos nos 1188 capítulos, ou seja, como poderíamos estudar com clareza o conteúdo da Bíblia e formar as doutrinas se as bases das doutrinas não fossem organizadas sistematicamente? É lógica a necessidade da Sistematização da Teologia, para que conheçamos o que a Bíblia como um todo, se refere a certas questões como: Trindade, Bíblia, Igreja, Salvação e muitos outros. O desejo de Deus certamente é que conheçamos plenamente Sua Palavra, pois se Ele deixasse a Bíblia para ser incógnita, de nada valeria tê-la e não poder utilizá-la confiadamente, logo, cada assunto apresentado com todo o respaldo bíblico facilita a compreensão e o desenvolvimento das ideologias cristãs. Faz-se necessário o conhecimento das Escrituras para que não somente possamos ensinar - quer como ministros ou líderes -, mas também para defendermos a nossa fé em Jesus, estando prontos para responder seguramente a qualquer um que pedir a razão da nossa fé e dos motivos que nos levam a crer nas doutrinas cristãs apresentadas pela Igreja.
    Consideremos então que sem a sistematização o trabalho seria, grandiosamente, mais penoso e delongado, mesmo sabendo que o Espírito Santo não depende de ferramentas humanas, ainda sim Ele usa tais ferramentas e incentivou Seus servos a criarem tais sistemas, para que a Igreja e seus líderes estejam preparados na Palavra para servirem de testemunhas de Jesus Cristo.
    Thiago Urban - Seminarista SPRBC

    ResponderExcluir
  2. O presente artigo nos leva a compreender melhor a importância da Teologia Sistemática,pois ela ajuda aos estudantes do curso de Bacharel em Teologia a entender melhor de forma clara as doutrinas biblicas. Sabemos que a Palavra de Deus é o pivô de estudo desta ciência, por isso a Sistemática ao longo da história, procurou organizar estas doutrinas para que as pessoas de diferentes gerações pudessem experimente o quanto é apaixonante a história da redenção registra na revelação de Deus aos homens - a Bíblia.
    Augusto Ferro - estudante de Teologia (SPRBC).

    ResponderExcluir
  3. Podemos ver que a teologia sistemática mesmo sendo uma ciência relativa ao conhecimento de Deus, é muito relevante, pois, além de organizar e estruturar o estudo da palavra de Deus, ela traz para nós benefícios como: a clareza do que a própria bíblia diz, levando-nos a Deus consciente a cerca de Sua pessoa, pondo em prática seus conhecimentos organizados e exercer o papel da Fé e da oração com mais responsabilidade. Com ela aprenderemos a afirmar todas as coisas as quais Deus nos ensina em Sua palavra, umas delas são: praticá-la, compreender a sua vontade e obedecê-Lo. Não podemos negar que ela trata de relacionamentos, tanto com Deus quanto ao próximo na sociedade em que vivemos, ou seja, está envolvida com toda humanidade. É de muita relevância também para a vida da igreja, pois, quanto mais teocêntrica, mais útil será para conduzir a presente geração a uma mudança total, assim, a mesma venha adaptar-se ao verdadeiro evangelho de Jesus Cristo e através do Espírito Santo ela possa ser totalmente transformada em seus conceitos e viver de acordo com a verdade revelada que é a Bíblia, a palavra de Deus, a fonte de toda revelação. Para obter um aprendizado eficaz e de fácil compreensão é necessário o estudo da teologia sistemática. Entretanto, nenhum ser humano está satisfeito com as verdades e fatos que estejam relacionados e harmonizado. Devemos conhecer bem a palavra de Deus para poder ensinar sua verdade e tornar seu defensor, mas, a única maneira de adquirir esse conhecimento é através das verdades harmonizadas e sistematizadas. Contudo, teremos uma idéia do todo sem perder o verdadeiro conceito elaborado por ela. E nunca esquecer que a base ou a fonte de toda revelação é a palavra de Deus. A teologia sistemática é necessária porque comprova todas as informações bíblicas, organiza harmoniosamente e sistematiza formando assim uma doutrina fundamentada na própria palavra de Deus sem perder a essência do que ela própria interpreta. Ela também comprova que os fatos do A.T estão incluso no N.T e vice versa. Ajuda-nos a compreender o todo através de uma doutrina formada. Considerando todo o conteúdo da bíblia, logo não poderíamos absorver tudo sem que isso nos fosse organizado de uma forma que, ao estudarmos a bíblia, pudéssemos ter a certeza de que aquilo que é fundamento da Igreja Cristã está embasado nela. É preciso estudar a bíblia sistematicamente, por isso há a Teologia Sistemática, para que o que está espalhado na bíblia fique como um índice de um livro para nós.
    JADSON FARIAS DE MENDONÇA.

    ResponderExcluir
  4. O artigo nos leva a entender melhor a Teologia Sistematica, somos capazes de entender melhor a Biblia e conhecer mais de Deus.
    A Teologia Sistematica é a forma clara que nos traz clareza no texto e compreensão.
    Embora muitos fazem sua porpria teologia, com seus conceitos. Mas a Teologia Sistematica comprova todas as informçoes Biblica num todo , numa visão ampla e nos ajuda compreender a Biblia toda. Por isso é importante a Teologia Sistematica.
    Claudia Mendonça OLiveira

    ResponderExcluir
  5. O estudo sistematizado das escrituras é relevante, pois a bíblia nos traz diversas doutrinas, entretanto estas doutrinas não estão agrupadas em uma sequência cronológica, ou seja, não existe um livro que fale de todas elas, e que esclareça todos os conceitos bíblicos a respeito destas doutrinas.
    E a sistemática é apenas uma ferramenta que nos conduzirá a uma compreensão mais ampla acerca destas doutrinas em toda a bíblia.
    Deus quer que tenhamos essa clareza das Escrituras, Ele não a planejou apenas para que tivéssemos registros históricos, entender e praticar esse é o verdadeiro plano divino.
    A sistemática nos ajudará a contextualizar de forma correta esses princípios bíblicos.

    Lucas Rocha-seminarista SPRBC

    ResponderExcluir
  6. Este é um conteúdo de muita relevancia, pois atravéz dos métodos que a Teologia Sistemática nos transmite, podemos obter uma visão e compreenção completa com relação as Escrituras. E exatamente as Escrituras Sagradas, que apesar de ser o livro mais conhecido entre todas as nações, é um Livro que traz dúvidas para muitos leitores; e a Teologia Sistemática tem como função, justamente por possuir vários métodos de explicação com relação a qualquer tópico da Bíblia, nos responder de um modo claro e definido e principalmente nos dá a condição de sabermos em que ou o que os diversos autores de vários temas encontrados nas Escrituras quer nos transmitir.
    Com isto, podemos concluir que a Teologia Sistemática nos traz não só uma simples clareza do texto, mas sim, a minunciosodade.
    Seminarista do SPRBC, Silas Rocha.

    ResponderExcluir
  7. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre algum assunto. Nenhum livro sozinho dá todas as informações sobre tal assunto. A Teologia Sistemática coleta todas as informações sobre esse assunto em todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema,Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias.

    Seminarista do SPRBC, Fabrício S. Lopes

    ResponderExcluir